sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Oxum Recebe uma Princesa em Suas Águas



Certa vez, o rei de Oloú, precisava atravessar o rio onde vivia Oxum, o rio naquele dia se encontrava enfurecido e os exércitos não podiam passar pelas traiçoeiras correntezas.
Oloú fez um pacto com Oxum para que baixasse o nível das águas, em troca lhe oferecia um bela prenda, Oxum entendeu que Oloú estava prometendo Prenda Bela.
Prenda Bela era o nome da mulher de Oloú, filha do rei de Ibadã. Oxum baixou o nível das águas e Oloú passou com seu exército. Oloú jogou no rio a bela prenda: uma grande oferenda com as melhores comidas e bebidas, os mais finos tecidos, jóias luxuosas e raros perfumes, correntes de ouro puro e banhos preciosos.
Tudo foi devolvido para as areias das margens do rio, Oxum só aceitaria Prenda Bela, a princesa. Tempos depois, Oloú retornou vitorioso de sua expedição e, ao chegar ao rio, percebeu que as águas novamente estavam turbulentas, ele ofereceu novamente o mesmo que ofertara antes: uma bela prenda com as melhores comidas e bebidas, os mais finos tecidos, jóias luxuosas, raros perfumes, correntes de ouro puro e banhos preciosos.
Oxum recusou a oferta, tudo foi devolvido à praia, intocado, ela queria Prenda Bela, a esposa de Oloú, que estava grávida, contrariado mas sem ter outra saída, ele lançou ao rio sua indefesa e grávida consorte. Ao ser lançada às águas revoltas, Prenda Bela deu a luz, Oxum devolveu a criança, era somente Prenda Bela quem ela queria.
Oloú seguiu seu caminho, retornando muito triste a seu reino, o rei Ibadã logo foi informado do fim trágico da filha, declarou guerra a Oloú, venceu-o e o expulsou para sempre do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário